quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Um dia diferente

Depois de muitos dias, volto hoje a ilustrar o “Atitude a mais”. Além de conteúdos informativos, é fundamental compartilharmos com vocês, leitores, nossas próprias experiências.

No último domingo (21), o buffet infantil Chicabum, em Santo André, promoveu uma festa para as crianças carentes da Casa Lar Ebenézer, também na cidade do ABC, contando com o serviço voluntário de seus funcionários. Toda a equipe do Chicabum participou desse dia diferente de trabalho: os donos, a gerente, os monitores e as famosas “tias da cozinha”.

Café da manhã, almoço, bolo e muito brigadeiro; músicas, bexigas e brincadeiras. No lugar de presentes, doações: alimentos, roupas e utensílios de higiene pessoal. Os meninos e meninas do lar foram totalmente acolhidos.

A Casa Lar Ebenézer inciou seus trabalhos no ano de 1998, como abrigo de crianças de até 12 anos incompletos, que são enviadas pelo Conselho Tutelar e Vara da Criança e Juventude. Mais de 203 já passaram pela instituição, cuja missão é diminuir o alto índice de abandono por omissão da sociedade, do Estado e da família. Para ajudar, entre em contato através do e-mail casa@larebenezer.org.br.

(site:
www.larebenezer.org.br)

Eu trabalho no Buffet desde dezembro de 2004 e pude compartilhar de mais essa atitude. Apesar de conviver com pessoas das mais diversas idades todo fim de semana, sem dúvida essa festa foi especial para mim. Foi muito bom ter contato com seres humanos carentes não só de bens materiais, mas principalmente de carinho e atenção.

Vale comentar a esse respeito o preconceito que algumas pessoas têm em relação a certos tipos de voluntariado. Entre as crianças da casa, havia duas meninas portadoras do vírus HIV. Muitos, por falta de esclarecimento e de civilidade, não aceitariam participar de um trabalho assim. É inacreditável o espírito desumano daqueles que fazem distinção entre um e outro. Todos somos iguais e podemos igualmente aprender com o próximo. Em apenas um dia, aprendi muito com a alegria daqueles pequenos.

Eventos como esse são importantes para ressaltar o compromisso social a que algumas empresas se dispõem. Essa atuação cidadã só tem a valorizar o trabalho do Buffet Chicabum e mostrar sua seriedade.

domingo, 7 de outubro de 2007

Não só de corrupção se faz a policia

Com o Dia das Crianças chegando, policiais de diversas cidades começam a campanha de arrecadação de brinquedos para doação. Cada policial ajuda como pode e muitos talentos foram descobertos dentro dos batalhões.

O 9º batalhão da Policia Militar, sediado em Marília, tem há oito anos um projeto de arrecadação que leva o nome de “Faça uma criança feliz”. O programa já presenteou mais de quinze mil crianças carentes de hospitais, instituições, igrejas e creches da região. Dos brinquedos doados, cerca de 90% já foram usados, o que levou a polícia a criar uma pequena oficina no quartel para a restauração e divisão dos brinquedos por meio da ajuda de vinte voluntários.

A polícia militar do estado do Paraná faz uma festa comemorativa para o dia das crianças voltada para filhos de policiais, bombeiros, policiais da Força Verde e policiais rodoviários. A festa também atende o projeto Cidadão Mirim, que o 5º Batalhão mantém com entidades públicas e privadas, além de igrejas. O evento acontece hoje, das 8h às 12h, na sede do Quinto Batalhão. Muitas atrações estão programadas.

Nas horas de folga, os policiais embrulham e separam os brinquedos que serão doados para cada instituição. Muitas crianças recebem esses brinquedos e têm um Dia das Crianças mais alegre e feliz.

sábado, 6 de outubro de 2007

A Organização "Médicos Sem Fronteiras"

Criada em 1971 por médicos e jornalistas que estavam em Biafra, na Nigéria, a ONG "Médicos Sem Fronteiras" ganhou o Prêmio Nobel da paz de 1999.

"A organização 'Médicos Sem Fronteiras' leva socorro às populações em perigo e às vítimas de catástrofes de origem natural ou humana e de situações de conflito, sem qualquer discriminação racial, religiosa, filosófica ou política”, afirmam os médicos da entidade em uma carta publicada em seu site.

Além de sua unidade no Brasil, a instituição está presente em 27 países africanos como Angola e Uganda, 17 países asiáticos como Filipinas e Bangladesh, 16 países americanos como El Salvador e Belize e 14 países europeus, casos da Albânia e da Bósnia.

O projeto que está em vigor no Brasil é a capacitação de seus voluntários em segurança, no Rio de Janeiro. Teve seu início em 2006 e objetiva capacitar as pessoas para lidarem com a violência.


“Os voluntários medem os riscos e perigos das missões que realizam e não reclamam qualquer compensação que não seja aquela oferecida pela organização" (trecho da carta publicada no site
www.msf.org.br). Essa afirmação atesta o espírito solidário que envolve os voluntários recrutados para irem a regiões de conflito ou com grande incidência de epidemias.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

A informática para uma sociedade mais humana

Com os avanços da tecnologia, muitas mudanças têm ocorrido na vida em sociedade. Cada vez mais a internet invade a vida das pessoas e é usada tanto para acompanharmos notícias pelos sites até mantermos um bate-papo com algum parente distante ou mesmo um desconhecido. Além da internet, conhecer um pouco dos meios de informáticas e os softwares dos computadores é fundamental hoje em dia.

No entanto, até pouco tempo atrás o uso da internet e da informática eram mais restritos. Em 1993 na cidade do Rio de Janeiro, o professor de informática Rodrigo Baggio promoveu debates pela internet sobre diversos assuntos entre os jovens de classe média e os de comunidades carentes. Tal experiência serviu para que o professor e seus alunos percebessem que as comunidades pobres não tinham condições de acessar o portal devido a falta equipamentos e outros recursos.

A partir de então, o professor e seus alunos perceberam a necessidade de facilitar o acesso das comunidades pobres aos computadores. A caminhada para se chegar ao que se tem hoje foi bastante difícil. Em 1994, o projeto tomou suas vias atuais.

O primeiro Comitê para a Democratização da Informática surgiu com o intuito de aproximar as comunidades carentes do mundo da informática. Apoiado por poucos voluntários, em 1995 tornou-se a primeira ONG de informática no Brasil. Para auxiliar as pessoas de baixa renda e portadores de necessidades especiais, montou-se as Escolas de Informática e Cidadania (EICs).

Atualmente, são 863 Escolas de Informática e Cidadania em 20 estados de todo o Brasil e outras 100 em 11 países como Honduras, Argentina, Angola e Japão. As unidades contam com 1.726 educadores, mais de 4,3 mil computadores instalados e 1036 voluntários em toda Rede CDI.

Os voluntários podem trabalhar como auxiliares na capacitação dos alunos para a inserção destes no mundo da informática e acompanhamento nas EICs, além do auxilio na manutenção dos computadores. O Comitê também aceita a doação de equipamentos, tanto de pessoas quanto de empresas.

Para obter maiores informações acesse: http://www.cdisaopaulo.org.br/

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Amigos Assistenciais


Iniciada em novembro de 2000, essa é uma prática de voluntariado sem vínculos religiosos, partidários ou com qualquer outro órgão, seja ele publico ou privado. Seu objetivo é dar assistência às famílias mais carentes das comunidades de Petrópolis.

A primeira providência tomada pelos voluntários da organização, os chamados "Amigos Assistenciais", é fazer uma visita à casa de cada família para avaliar suas reais necessidades e, a partir daí, dar início ao trabalho de acompanhamento. As famílias cadastradas recebem total apoio durante seis meses. A cada semestre é feita uma reavaliação, sempre com o acompanhamento das Agentes de Saúde da Comunidade.

Já a assistência material é baseada em fornecimento mensal de cestas básicas e materiais de limpeza. Os enxovais para bebês, remédios, cobertores, material e uniforme escolares, roupas e calçados são fornecidos de acordo com as necessidades.

Essas ações ocorrem por meio de doações mensais de alimentos ou certas quantias em dinheiro para a compra do material necessário. Estes contribuintes recebem semestralmente uma carta prestando contas do que foi feito com suas doações, quais Comunidades estão sendo assistidas, etc.

Se a ajuda não resolver tudo, são promovidos eventos como bingos, rifas, bazares e festas beneficentes, a fim de arrecadar fundos para a compra dos alimentos e não deixar faltar o atendimento prometido.

Para maiores informações acesse:
http://www.amigosassistenciais.com.br/Projeto.htm

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Consciência

Numa época em que tanto se fala sobre o aquecimento global, o “Atitude a mais” ficaria incompleto se não colaborasse na conscientização social a esse respeito. Os questionamentos sobre as mudanças climáticas que vêm ocorrendo nos últimos anos envolvem inúmeras causas de suma importância e que não devem ser ignoradas pela sociedade.

O aumento da temperatura no planeta ocorre, entres outros motivos, pelo agravamento de certas ações do homem que levam ao chamado Efeito Estufa. Alguns processos industriais utilizam a terra provocando o desmatamento para substituir as florestas por áreas produtivas. As queimadas têm ocorrido em uma proporção cada vez maior e são uma das principais fontes de emissão do gás carbônico despejado todos os dias na atmosfera. Esse gás, por reter calor, contribui para o aumento do Efeito Estufa.

No último dia 30, um importante projeto foi concluído pelo Estatuto do Voluntário. O Programa Voluntariado Jovem para as Florestas deu a muitos jovens a oportunidade de estarem em contato direto com a natureza e ajudarem a salvá-la. Os objetivos foram de incentivar a participação dos cidadãos no desafio de preservar o meio ambiente e a floresta, em particular. Como resultado, o programa buscou reduzir os focos de incêndio, por meio de ações de prevenção.

As áreas de serviços dos voluntários abrangeram desde as atividades mais ideológicas, como a sensibilização das populações para o risco de incêndio, até as mais práticas. Eles realizam a limpeza do lixo das áreas verdes, colaborando com a Direção-Geral dos Recursos Florestais.

Todos devemos nos preocupar com as condições de vida no quadro atual da Terra e fazer o possível para mudá-lo. Direta ou indiretamente, as conseqüências dos problemas chegam até nós. De nada adianta reclamarmos de um problema respiratório num dia, e no outro jogarmos um papel de chocolate pela janela do carro. A poluição não é feita somente de grandes queimadas, mas começa em casa. Ainda que você não seja um voluntário oficial de algum projeto, faça a sua parte a cada dia.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Lute pelos animais


Os animais são aqueles seres queridos que enfeitam o mundo e alegram muitos corações. Mas muitos deles sofrem com as ações de homens que procuram vencer, crescer e enriquecer às suas custas. Por isso, o voluntariado para os animais é essencial.

Aves, cobras e outros animais exóticos são os que mais sofrem com o mercado clandestino. Eles são transportados de uma maneira tão precária a ponto de não sobreviverem durante o trajeto. Nesse caso, o voluntário é aquele que não incentiva essa atividade, e compra apenas animais licenciados pelo IBAMA (
www.ibama.gov.br).

Outra forma de ajudar é não usar roupas feitas de peles de animais. Essa luta vem sendo desenvolvida pela PEA com a ajuda de voluntários (
www.pea.org.br).

O tipo de crime mais cometido pelas pessoas é bater em cães e gatos, na tentativa de “educá-los”, mas assim o animal acaba sofrendo e ficando até agressivo. Abandonar filhotes também é uma prática comum e o voluntário, nesse caso, é aquele que castra o animal para evitar futuros abandonos.

Ajude nessa luta: adote um animal, não permita maus tratos, leve seu animal a um hospital para alegrar as crianças. Seja um voluntário!

"Mãos que Ajudam". Mãos que transformam...


O nosso blog falará hoje de um projeto que é a pura tradução do significado do trabalho voluntário. Refiro-me ao programa "Mãos que Ajudam" desenvolvido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O projeto se baseia na restauração de escolas.

O programa, que atua em todo o Brasil, é uma parceria entre o Governo do Estado e a Igreja. O primeiro contribui com a compra do material e o segundo com a mão-de-obra voluntária.

No último dia 7, os voluntários do programa "Mãos que Ajudam" realizaram um mutirão de reforma nas escolas públicas de todo o país. A atividade fez parte da Ação Nacional, que reuniu cerca de 300 mil voluntários em várias cidades brasileiras.

Em Natal (onde surgiu o projeto), os voluntários reformaram duas escolas estaduais: a Escola Estadual Café Filho, no Bairro das Rocas e a Escola Estadual Alceu Amoroso, no Conjunto Nova Natal. Eles atuam em diversas áreas que vão de reformas de pias e pinturas de paredes até pequenos ajustes nas partes hidráulica e elétrica das escolas.

Toda a ação do Programa “Mãos que Ajudam” estará inserida, neste ano, no Compromisso Nacional “Todos pela Educação” e contará com o apoio da Secretaria de Educação do Estado.

O trabalho feito por esse projeto mostra, mais uma vez, os diversos tipos de voluntariado e ressalta a importância da Igreja nessa área. A solidariedade, independente de qualquer religião, é algo nobre, digno e sublime, que acima de tudo dignifica o homem.

Mais informações:
http://www.maosqueajudam.org.br/

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

AlfaSol é eleita uma das 20 finalistas do Prêmio Experiências em Inovação Social

A Alfabetização Solidária (AlfaSol) trabalha há onze anos com o intuito de diminuir os índices nacionais de analfabetismo e aumentar a oferta de vagas de EJA – Educação de Jovens e Adultos.

A organização acaba de ser escolhida como uma das 20 finalistas do Prêmio Experiências em Inovação Social, iniciativa da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), apoiada pela Fundação W. K. Kellogg.

A edição deste ano recebeu aproximadamente 800 inscrições de projetos que são desenvolvidos em algum dos 33 países constituintes do CEPAL. Escolhidos os 20 semifinalistas, dentre eles a AlfaSol, a equipe técnica da CEPAL selecionará os cinco primeiros colocados, que serão revelados a partir do dia 05 de novembro.

A intenção da premiação é identificar e reconhecer iniciativas inovadoras na área de desenvolvimento social que difundem experiências e contribuem para a melhoria das práticas e políticas sociais da população dos países, tanto da América Latina quanto do Caribe.

As categorias do concurso são saúde comunitária, educação básica, programas de juventude, geração de renda, responsabilidade social/empresarial, voluntariado, desenvolvimento rural/agrícola e segurança alimentar/nutrição.

O evento que premiará as instituições acontecerá no Brasil em dezembro. Os cinco primeiros colocados receberão premiações em espécie, com valores entre US$ 30 mil e US$ 5 mil.

Vale ressaltar que até hoje nenhuma instituição brasileira recebeu o prêmio máximo no concurso, que já está em sua terceira edição. Os vencedores da primeira e segunda edições realizaram iniciativas relacionadas à produção de leite no Haiti e a um projeto de combate à violência familiar em Cuzco, no Peru, respectivamente.

Para mais informações acesse
http://www.alfabetizacao.org.br